Clima no Brasil

07/04/2012 15:27
 

O clima do Brasil pode ser classificado, em geral como equatorial, tropical e subtropical, mas dentro do território brasileiro há muitas diferenças quanto ao clima em mesmas regiões. Para um estudo mais preciso do clima do Brasil é necessária uma classificação mais especifica. Atualmente a melhor classificação é a de Koppen que leva em conta fatores como relevo, regime de chuvas, temperatura entre outros e representa com letras características de temperatura e regime de chuvas nas diversas estações do ano. Na visão global, o Brasil esta localizado em duas áreas climáticas. 92% do território esta acima do trópico de capricórnio, sendo então da zona tropical. Apenas a região sul e o sul de São Paulo se localiza na zona temperada. Outro fator marcante do Brasil é seu grande e extenso litoral, fazendo assim um país bastante úmido. Ou seja, basicamente o Brasil é um país quente e úmido, mas logicamente nem todos lugares do território nacional é assim. Veja abaixo um mapa de classificação mais precisa, feita por Koppen - Geiger.

 

Am

Temperaturas elevadas e pluviosidade elevada.As médias de temperatura são maiores que 22°C em todos os meses e as mínimas no mês mais frio são maiores que 20°C.

Aw

Temperaturas elevadas com chuva no verão e seca no inverno. As médias de temperatura dos meses é maior que 20°C e no mês mais frio do ano as mínimas são menores que 18°C.

Aw´

Temperatura elevada com chuva no verão e outono. Temperatura sempre maior que 20°C.

Cwa

Temperaturas moderadas com verão quente e chuvoso. No mês mais frio a média de temperatura é menor que 20°C.

Cfa

Temperatura moderada com chuvas bem distribuídas e verão quente. Nos meses de inverno há ocorrência de geadas sendo a média de temperatura neste período inferior a 16°C. No mês mais quente as máximas são maiores que 30°C.

Af

Temperatura elevada sem estação seca. Temperaturas sempre maiores que 20°C.

As

Chuva de inverno e outono com temperaturas elevadas sempre maiores que 20°C.

BSh

Temperaturas altas com chuvas escassas no inverno. Temperaturas maiores que 22°C.

Cwb

Verão brando e chuvoso com temperatura moderada. Há geadas no inverno e as médias de temperatura no inverno e outono é inferior a 18°C com temperaturas mínimas inferior a 12°C.

Cfb

Temperatura moderada com chuva bem distribuída e verão brando. Podem ocorrer geadas, tanto no inverno como no outono. As médias de temperatura são inferiores a 20°C, exceto no verão. No inverno média inferior a 14°C como mínimas inferiores a 8°C.

Temperatura média anual

 

Tais características de temperatura e chuvas se devem bastante pelo relevo e pela latitude do Brasil. A maior parte do país esta a uma altitude entre 200 e 1000 metros, não muito alto e há raras localidades com altitude superior a 2000 metros. A latitude baixa também influência.

O local mais extremo do país (Chui RS) esta a um latitude inferior a S 35°, por isso não observa-se temperaturas muito baixas e climas rigorosos. Esta associação do relevo, com a latitude e a maritimidade ainda com um movimento de massas de ar benéficas, em sua maioria, dá ao país este clima invejado pelas pessoas de outros países.

Vegetação

Em razão do clima brasileiro a vegetação é diversificada e muito rica. A floresta Amazônica e o Pantanal são sem duvida nenhuma as mais imponentes do Brasil tendo destaque internacionalmente como reservas biológicas. Assim como estas, a Mata Atlântica é rica em biodiversidade, mas foi largamente devastada e hoje sobra pouco dela. Estes três tipos de vegetação são heterogenias de clima quente e úmido com grande riqueza animal e vegetal. Diferente destas, na região sul se encontra a Mata das Araucárias, uma espécie de clima subtropical e mais resistente a temperaturas baixas. Por exemplo a Bananeira não resiste a temperaturas inferior a 6°C, já as Araucárias suportam temperaturas inferiores a 0°C.

Esta mata é mais homogenia e conta com o Pinheiro do Paraná (Araucária) e em volta com algumas espécies de ervas, por isso se caracteriza por menor diversidade vegetal.

 

O cerrado é o maior domínio vegetal brasileiro. É um tipo de vegetação com arvores de baixo porte, galhos retorcidos e o chão coberto por gramíneas. Muito presente na região Centro-Oeste em especial. Por muitos anos a imagem do cerrado não era boa, pois era vista como um tipo de vegetação pobre e com baixa diversidade de vegetais. Mas não é bem assim, pois seu solo é rico, as paisagens do cerrado são bastante usadas para o turismo pela beleza e varias espécies animais tem como seu habitat.

 

O litoral brasileiro é, desde o Rio de Janeiro, formado por coqueiros e outros tipos típicas do litoral. Esta riqueza de vegetação da ao Brasil o titulo de uma das regiões do mundo com maior riqueza e biodiversidade vegetal.

Fonte: www.climabrasileiro.hpg.ig.com.br

 

 

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...